Dra. Pérola Gonçalves – Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

H. pylori é a infecção crônica mais prevalente que existe. Saiba tudo sobre a bactéria causadora de úlceras gástricas e que não te quer bem!

Dra. Pérola Gonçalves – CRMMG 68124 / RQE 53201/ RQE 60773
20/03/2024

Estômago com H pylori.

O que é a infecção por H pylori?

A Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria que vive no estômago de muitas pessoas. Estima-se que metade da população mundial esteja infectada com esse patógeno. Na maioria dos casos, a bactéria não causa problemas, mas em alguns casos, pode levar a problemas digestivos.

Como eu pego H pylori?

A H. pylori pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato com saliva, fezes ou vômito. Isso pode acontecer, por exemplo, ao compartilhar comida ou bebida, ou ao não lavar as mãos após usar o banheiro. A infância é considerada o período de maior risco de adquirir este patógeno devido ao maior contato interpessoal nesta fase da vida. Em crianças com idade ≤10 anos, a taxa de prevalência pode atingir 70%–90%, sendo esse percentual semelhante em adultos.

Imagem de uma mulher com dor no estômago.

Quem trata H pylori?

O médico gastroenterologista é o médico especialista no trato gastrointestinal e o mais indicado para tratamento do H pylori. A Dra. Pérola é gastroenterologista, membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e membro do corpo clínico do Hospital Mater Dei Betim. Atualmente atende em seu consultório em Belo Horizonte. Agende sua consulta!

Imagem da Gastroenterologista e Endoscopista Dra Pérola Gonçalves

Quais são os sintomas da infecção pelo H pylori?

Muitas pessoas com essa bactéria não apresentam sintomas e é aí que mora o perigo! A infecção pelo Helicobacter pylori é uma das infecções bacterianas crônicas mais comuns em seres humanos e causa vários problemas digestivos, incluindo gastrite crônica, úlcera péptica e pode levar até ao câncer gástrico. Dentre os sintomas mais comuns de infecção por esse patógeno, incluem-se:

  1. Dor ou queimação no estômago (gastrite)
  2. Sentir-se satisfeito depois de comer uma pequena quantidade de comida.
  3. Não sentir fome
  4. Náuseas e/ou vômitos
  5. Perda de apetite
  6. Perda de peso
  7. Anemia
  8. Fezes enegrecidas

Existe algum exame para saber se eu tenho H pylori?

Sim. Atualmente existem diferentes testes para diagnosticar a infecção por esta bactéria. Isso pode incluir:

● Exames de sangue: normalmente são pouco utilizados.

● Testes respiratórios  – Esses testes medem substâncias presentes no hálito de uma pessoa após ela beber um líquido especial.
● Exames de fezes – São exames que verificam uma amostra da evacuação, para detectar a infecção por H. pylori. Pouco utilizado no Brasil.  

● Biópsias gástricas – Para este exame, o endoscopista retira um pequeno pedaço de tecido do revestimento do estômago. Em seguida, eles observam o tecido ao microscópio. Um médico pode fazer uma biópsia durante uma endoscopia. Uma endoscopia é um procedimento que permite ao médico examinar o revestimento interno do esôfago, estômago e duodeno.

Imagem Dra Pérola endoscopista.

QUEM DEVE SER TESTADO PARA H. PYLORI?

Se você tiver sintomas é recomendado um teste de diagnóstico para infecção por H. pylori, especialmente se você tiver dor crônica no estômago, náuseas ou histórico de úlceras. Embora a infecção por H. pylori seja a causa mais comum de úlceras gástricas, nem todos os pacientes com úlceras têm esta bactéria H. pylori. Certos medicamentos também podem causar este problema.

Como tratar?

A infecção por H. pylori é tratada com antibióticos. A maioria das pessoas precisa tomar 3 ou mais medicamentos durante 2 semanas. Isso pode incluir:

●Medicamentos para reduzir a quantidade de ácido produzido pelo estômago – Podem ajudar a curar a infecção e a curar úlceras. 
●Diferentes tipos de antibióticos

Pessoas diagnosticadas com infecção por H. pylori devem ser tratadas, porque o tratamento pode:

  1. Ajudar a curar úlceras
  2. Evitar que as úlceras voltem
  3. Reduzir a chance de uma úlcera piorar ou causar câncer
  4. Trazer alívio para seus sintomas gastrointestinais
Imagem de uma pessoa lavando alimentos para prevenir H. pylori.

Como eu posso prevenir o H pylori?

A prevenção é o melhor remédio certo? O H. pylori não tratado pode levar a problemas digestivos graves, como úlceras pépticas e câncer de estômago. Você pode prevenir a infecção por esta bactéria com dicas simples e fáceis! São elas:

  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão, especialmente após usar o banheiro e antes de comer.
  • Evitar compartilhar comida e bebida com outras pessoas.
  • Beber água potável.
  • Evitar alimentos crus e preferir sempre alimentos cozidos.

Quer saber mais sobre H pylori? Agende sua consulta!

Leia também:

Dispepsia Funcional: Descubra as 5 Questões Essenciais
Doença do Refluxo: Como Gerenciar Sintomas e Recuperar o Bem-Estar

Fonte:

  1. Coelho LGV, Marinho JR, Genta R, Ribeiro LT, Passos MCF, et al. IVth Brazilian Consensus Conference on Helicobacter pylori infection. Arq Gastroenterol, 2018. v. 55 nº 2 abr/jun.
  2. https://www.uptodate.com/contents/h-pylori-infection-the-basics?search=h%20pylori&source=search_result&selectedTitle=7%7E150&usage_type=default&display_rank=6#H1480480758
  3. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/h-pylori/symptoms-causes/syc-20356171

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *